ASU ENERGIA utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade? Descubra aqui!

Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade Descubra aqui!

Ligados pela questão ambiental, a energia solar e a sustentabilidade tem muito mais pontos em comum do que muitas pessoas imaginam. Para começar, não é possível falar de ambos os temas, sem olhar para questões sociais e econômicas importantes.

Ademais, a sociedade atual preocupa-se cada vez mais em encontrar alternativas para se tornar mais “amigável” às questões ambientais. Logo, a geração de energia solar não pode ficar de fora, já que se trata de uma forma de energia limpa, renovável e sustentável.

Portanto, se você quer saber melhor sobre a relação entre a produção de energia solar e sustentabilidade, veio ao lugar certo. Continue a leitura e entenda melhor cada ponto.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Hoje em dia, é muito mais comum percebermos o quão profundamente está comprometida a condição humana em nosso planeta. Isso, em geral, se dá em razão da má conduta na proteção ambiental, o que traz consequências importantes não somente para a vida humana, mas também gera impactos negativos sobre os animais, florestas e oceanos.

O desmatamento desenfreado, por exemplo, assim como o progressivo derretimento das geleiras e o aumento da emissão de gases do efeito estufa são efeitos gerados pelas medidas que hoje não respeitam o que se entende por sustentabilidade. Assim, para frear tais consequências que podem produzir resultados catastróficos, é urgente colocar em prática ações sustentáveis em todas as áreas do planeta. Mas o que isso significa?

Na prática, o desenvolvimento sustentável é aquele em que os mercados podem suprimir as demandas da geração atual, ao passo que garante a capacidade de atender as futuras gerações sem comprometer os recursos naturais disponíveis hoje e no futuro. Portanto, ela nada mais é do que uma série de ações que protejam o meio ambiente para as futuras gerações.

Tripé da sustentabilidade

Embora se trate de um conceito que é muito difundido entre as pessoas nos dias atuais, a sustentabilidade é um termo com algumas décadas de vida. Criado pelo sociólogo John Elkington, em meados da década de 1990, o tripé da sustentabilidade nasceu como uma tentativa de inserir, nas organizações da época, a importância da preservação ambiental e responsabilidade social — especialmente em função do consumo de recursos finitos da natureza.

Resumidamente, o tripé da sustentabilidade consiste em três aspectos básicos. São eles:

  • Econômico: gerenciamento financeiro apropriado, investimento em tecnologias inovadoras, etc;

  • Social: gestão de ações que beneficiem a comunidade no entorno das grandes indústrias, incluindo a adoção de políticas salariais justas, etc;

  • Ambiental: produção de energia renovável, acessível, limpa e silenciosa, geração de melhores hábitos de consumo, entre outros.

Qual a relação entre energia solar e sustentabilidade?

A energia solar gerada através de painéis fotovoltaicos são uma alternativa sustentável para disponibilização de energia elétrica por meio de recursos infinitos, afinal ela se dá a partir da captação dos raios solares — e é justamente por isso que se trata de um recurso renovável e inesgotável.

Diferentemente de outras fontes de energia, sobretudo aquelas baseadas no carvão mineral e o petróleo, a energia solar é sustentável exatamente porque a energia elétrica gerada se dá por meio da captação da luz do sol. Afinal, os seus impactos sobre o meio ambiente são praticamente nulos.

Lembrando que isso só é possível em razão do efeito fotovoltaico, quando o sistema de energia solar capta a luz e a transforma, por meio de um dispositivo de conversão (inversor), em energia elétrica que pode ser distribuída para as casas por meio do quadro convencional, tal como ocorre em qualquer outro sistema elétrico residencial ou comercial.

Âmbito Social e Econômico

Além de se tratar de um sistema amigável à natureza, não podemos deixar de considerar que a energia solar também está diretamente associada aos demais pilares da sustentabilidade, sobretudo do ponto de vista social e econômico. Isso porque, com a implementação do sistema, gera-se milhares de empregos em todo o país.

Do ponto de vista da contribuição da energia solar para a natureza, um levantamento feito pela Absolar em 2021 apontou que, desde 2012, quase 14 milhões de toneladas de CO2 foram retirados da atmosfera — ou deixados de serem lançados.

Viu como o sistema solar pode oferecer inúmeros benefícios sob a ótica da sustentabilidade? Prova disso é que cada vez mais as pessoas adotam esse tipo de alternativa energética que, além de sustentável, pode tornar as despesas com contas de luz muito menores. Portanto, além de contribuir para a manutenção dos recursos naturais no planeta, os consumidores podem ter até 95% do valor de sua conta reduzido.

Gostou deste conteúdo? Em caso afirmativo, o que acha de instalar um sistema de energia solar em sua casa ou estabelecimento comercial para economizar com o gasto de luz? Entre em contato com a Asu e solicite o seu orçamento!

Sigam nas
Redes Sociais

@asuenergia

Não perca nenhuma novidade

Receba conteúdos exclusivos sobre o mercado de energia solar e não perca nenhuma das nossas novidades.